Os principais problemas ambientais estão directamente relacionados com a intervenção humana no planeta e nos ecossistemas, causando desequilíbrios que podem comprometer a vida na Terra.
Alguns dos principais problemas ambientais estão relacionados com a
poluição.

1. Poluição do ar

1.1. Efeito de estufa: resulta do aprisionamento da energia solar que deveria ser dissipada de volta para o espaço mas que permanece na atmosfera em função do aumento da concentração dos chamados GEE (Gases com Efeito de Estufa). Entre os que ocorrem naturalmente estão vapor de água (H2O), dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e o ozono (O3).

efeitoestufa2.gif

1.2. Destruição da camada de ozono: o ozono é uma molécula constituída por 3 átomos de oxigénio, que tem a particularidade de absorver a radiação ultravioleta (UV) proveniente do Sol. A constante destruição da camada de ozono, essencialmente devido à acumulação de CFC´s, conduz a um aumento de raios ultravioletas altamente energéticos que atingem a superfície do planeta.
Estes raios ao atingirem a Terra provocam graves problemas ao nível dos ecossistemas marinhos (destruição do plâncton) e doenças, como o cancro da pele.

ozone_gen.jpg

1.3. Chuvas ácidas: a denominação chuva ácida é concedida a toda chuva que possui um valor de pH abaixo de 4,5 unidades. Esta acidez da chuva é causada pela solubilização de alguns gases presentes na atmosfera terrestre cuja hidrólise seja ácida. Entre estes destacam-se os gases contendo enxofre, proveniente das impurezas da queima dos combustíveis fósseis.

chuva_ácida.JPG

2. Poluição do solo
As principais fontes de poluição do solo são os resíduos (lixos domésticos e industriais) deitados no solo sem qualquer tipo de tratamento, os pesticidas e fertilizantes utilizados na agricultura e os detritos da criação animal.
Alagumas consequências da poluição do solo são a sua degradação e a morte de inúmeros seres vivos.

3. Poluição da água
As principais fontes de poluição das águas superficias e subterrâneas são as águas residuais provenientes da indústria, da agricultura e das actividades domésticas. Estas águsa residuais estão carregadas de sais minerais, substâncias não-biodegradáveis, fertilizantes, pesticidas, detergentes e micróbios, tornando a água imprória para consumo e pondo em risco a vida dos seres aquáticos.
Também os oceanos e mares são afectados pelos acidentes com petroleiros, pela lavagem de porões dos cargueiros e petroleiros em alto mar, pelas descargas industriais feitas directamente para as praias ou costas, pelo despejo de lixo radioactivo das centrais nucleares ...
Para além disto, uma parte importante da poluição do mar deve-se a lixo deixado nas praias e aos pesticidas e adubos utilizados na agricultura e arrastados para o mar por acção do vento e da chuva.
Algumas consequências da poluição da água são a diminuição da água potável, a eutrofização de inúmeros cursos de água e a bioacumulação.